Absoluta Brasil

O que é Inbound Marketing?

Você sabia que 78% dos usuários da internet pesquisam a respeito de produtos e serviços, antes de fazerem qualquer compra? Além disso, 9 em cada 10 usuários da web acessam alguma rede social diariamente.

O comportamento on-line da sociedade modificou a forma como o marketing deve atingir as pessoas. O Inbound Marketing é uma forma moderna e eficaz de aumentar as suas vendas no meio digital. Você já o conhece?

A HubSpot, criadora do conceito, define Inbound Marketing como sendo “qualquer estratégia que busque o interesse, e não a compra do consumidor”. A palavra-chave, neste caso, é “transformação”.

Isso porque o principal objetivo desta estratégia de marketing digital é transformar seus visitantes em leads. Depois, em consumidores. E, por fim, em embaixadores da sua marca.

Como funciona?

Para entender o que é Inbound Marketing, precisamos conhecer o seu funil de conversão. Ele é baseado em uma metodologia específica, para concretizar a fidelização de leads. Essa metodologia se baseia em:

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1. Atrair

O primeiro passo do processo tem o objetivo fazer com que os usuários se tornem visitantes e conheçam seu site. Isso é feito por meio de blogs, mídias sociais e das buscas orgânicas, por exemplo.

O diferencial, aqui, é atrair o usuário certo. O foco não é atrair “qualquer público”, mas sim aquele que tem potencial de conversão e pode ser qualificado naquela que conhecemos como buyer’s journey. É sua persona.

2. Converter

Uma vez que o público ideal foi atraído para o seu website, você pode passar para o passo da conversão em lead. No Inbound, este processo é baseado no conteúdo. Afinal, sabemos que oconteúdo é rei.

Neste estágio, uma estratégia eficiente é sua empresa aliar o blog a uma oferta. Como? Oferecer aos leitores dos seus textos algum conteúdo extra, como um e-book ou uma consultoria em marketing digital. Ou o que a sua criatividade conseguir desenvolver e que seja relevante para o seu negócio.

É assim que você educa seu público e, ao mesmo tempo, coleta informações. Exatamente, coleta informações: para que tenha acesso à sua oferta, o usuário precisa conceder alguns dados como nome, email e cargo.

São itens valiosos que você irá utilizar para nutrir esses leads.

3. Fechar

Após atrair os visitantes e convertê-los em leads, chegou a hora de transformá-los em clientes! Para que isto aconteça, a metodologia do Inbound indica o uso de determinadas ferramentas, para que os leads realizem o fechamento da compra. Entre as possíveis ferramentas, estão: CRM, e-mail e workflows. Elas irão informar os seus consumidores a respeito de possíveis promoções e novidades sobre a sua marca, além de manter o monitoramento dos seus clientes.

4. Encantar

O principal pilar do Inbound Marketing é o engajamento. Por isso, mesmo após o envolvimento de novos clientes, é necessário que você continue produzindo conteúdo relevante e que interesse o seu consumidor. Com isso, eles poderão se transformar em embaixadores da sua marca. Isto quer dizer que eles falarão (muito bem) a respeito e defenderão a sua empresa, tanto em mídias on-line, quanto em conversas offline.

Então, é só criar conteúdo, para fazer Inbound?

Não. Inbound é muito mais que isso.

O conteúdo é o principal pilar, mas uma estratégia de Inbound Marketing exige a aplicação de toda a metodologia comprovada, uma condução exata das estratégias elaboradas e as ferramentas

Onde posso encontrar mais informações?

O Inbound Marketing permite que você atinja o público certo, no local correto e com todo o apoio necessário para a transformação de visitantes em leads, de leads em consumidores e de consumidores em embaixadores. Visite a nosso site para saber mais informações, e faça do seu site o seu maior vendedor!

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